A ideia é trazer um pouco de informação a quem quer mobiliar sua casa para conciliar as necessidades da família, organizar, reafirmar um senso estético e sentir-se bem.
Há muitas opções de materiais e de design que se adaptam ao seu espaço. Algumas peças precisarm ser utilitárias. São armários, estantes, despensas, gaveteiros e prateleiras para guardar coisas. Têm nomes como closet, home theater, mas o que interessa é como vão guardar as suas coisas.
Escolhemos fazer projetos de marcenaria porque gostamos de design e de madeira.
Madeiras possuem cores, cheiros e texturas diferentes. Mesmo quando são da mesma espécie de árvore, cada pedaço de madeira tem características próprias, defeitos naturais, dimensões variadas e faz uma peça única, exclusiva.
Tradicionalmente, a marcenaria artesanal ou industrial transforma madeira em objetos e mobiliário. No século XX, encontrar um móvel de madeira maciça foi ficando cada dia mais raro porque as melhores madeiras entraram em processo de extinção. O aumento da demanda por madeira e a consequente destruição de florestas restringiu a extração e favoreceu o desenvolvimento de novas tecnologias de processamento.
Hoje em dia, a produção de móveis é realizada principalmente com chapas industrializadas como compensado, aglomerado ou MDF, que podem ser folheados com lâminas de madeira natural ou plásticas, por exemplo. Graças à utilização racional e integral da árvore em chapas e folhas, a qualidade da madeira tornou-se acessível para um número maior de pessoas. Além de proteção ambiental, a utilização desses materiais trouxe benefícios como aumento da produtividade, melhor controle na produção e redução de custos ao consumidor.

É uma chapa feita com lâminas finas de madeira (cerca de 0,60 mm a 1,00 mm), em número ímpar, coladas entre si e prensadas com as fibras cruzadas, para evitar deformações e obter mais estabilidade.
É chamado compensado porque as folhas trançadas se contrabalançam no movimento de retração ou dilatação. Também é chamado de compensado laminado, contrafolheado, contraplacado ou madeira compensada.

O MDF - Medium Density Fiberboard: Fibra de Média Densidade - é um painel de madeira industrializada, assim como o Aglomerado, o MDP e o OSB. Utiliza madeiras selecionadas provenientes de florestas plantadas, o que o torna econômica e ecologicamente sustentável.
É composto por fibras de madeira, homogêneas na superfície e no interior. Oferece resistência, estabilidade e pode ser folheado ou pintado.
A principal diferença entre MDP e o MDF é que no painel de MDF aglutinam-se fibras de madeira e no de MDP são utilizadas partículas de madeira em camadas.
As folhas de madeira são produzidas a partir da laminação das toras, em diferentes processos. A lâmina tem aproximadamente 1 mm de espessura pelo comprimento e largura da tora.
O processo de laminação das madeiras de Lei mantém sua aparência natural, com as fibras, veias e nós da madeira.
Existe no mercado uma infinidade de tipos de madeira na forma de lâminas, que podem ser escolhidas e utilizadas na fabricação de móveis.
Existem também lâminas recompostas ou pré-compostas. São lâminas fabricadas industrialmente, onde algumas imitam o visual de lâminas naturais conhecidas e outras são criações de designers.
O acabamento tem a função de embelezar e principalmente proteger o móvel.
Os produtos mais comuns utilizados no acabamento de móveis são os vernizes, seladores, tintas e fundos. Vernizes e seladores têm transparência. Tintas e fundos são utilizados quando se deseja colorir a madeira.

BASE
Seladora é uma base em laca/nitrocelulose, usado para melhorar o aspecto e proteger a madeira. Proporciona maciez e uma película transparente, homogenia e flexível.

TINGIMENTO
Permite aproximar as tonalidades que se deseja.
ENVERNIZAMENTO
O envernizamento é uma das formas de proteger a madeira não só da ação do tempo, como também de cupins, fungos e outras pragas. Oferece opções de brilho e tonalidade. Vernizes incolores ou transparentes mantêm o aspecto original da madeira.

LAQUEAÇÃO
Utiliza tinta automotiva em diversas cores e opções de brilho para dar cobertura total ao material.

GOFFRATO
É um esmalte peliuretânico, conhecido também como fórmica líquida. Apresenta certa textura.
PÁTINA
Confere ao móvel um aspecto envelhecido, estriado numa única cor ou mesclado.

ALVEJAMENTO
Proporciona uma tonalidade clara, esbranquiçada e homogênea.

EBANIZAÇÃO
Proporciona uma cor muito escura à madeira, aproximando-a a cor do Ébano (árvore nativa da África).
O laminado melamínico, mais conhecido como Fórmica, é utilizado como revestimento decorativo de móveis, paredes e pisos. São resistentes a desgastes, manchas e produtos domésticos não abrasivos.
Existem centenas de cores diferentes de laminados melamínicos que são utilizados frequentemente com novos lançamentos.
2012 © - O Marceneiro - Todos os direitos reservados.